Processos de Produção

 

Os processos de produção na empresa compreendem as seguintes etapas:

Estilo

 

A etapa de criação prevê uma série de atividades que tanto podem ter origem na YD Confecções como nos clientes da empresa. Nesta etapa, são definidos os modelos que o cliente tem interesse em produzir. Muitas vezes, é a área de criação do cliente que, em função de pesquisas de mercado, decide que uma determinada peça pode ter sucesso. Em outros momentos, é a área de criação da YD Confecções que propõe aos clientes determinado tipo de peça em função do perfil de cada cliente e de seus consumidores finais.
A YD Confecções tem uma equipe de estilo própria, comandada por estilistas, que desenvolvem intensa pesquisas de mercado, contatos com clientes e processos de troca de informação que possibilitam um processo criativo permanente. Ao definir uma idéia de produto, a área de estilo propõe as linhas gerais da peça, inclusive matéria prima, cores e formatos, que vão servir de base para a área de modelagem desenvolver a peça.

Modelagem

A criatividade não é nada sem alguém que traga para o mundo real aquilo que foi imaginado e idealizado pelo estilista. Por isso, a modelagem tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que é essa área que dá forma ao produto idealizado pela área de criação e estilo da YD Confecções ou dos clientes. Os modelistas são artistas do real. Eles conhecem, como ninguém, o tipo básico do consumidor – sejam homens ou mulheres – e vão adaptar a peça criada pela área de estilo para esses tipos básicos, produzindo um modelo padrão que vai servir para orientar a área de produção.

Materiais

O estoque de insumos na YD Confecções atende rigorosamente os padrões de estocagem determinados pelos fabricantes de tecidos, de modo a preservar a qualidade da matéria prima que vai ser utilizada na confecção dos produtos do cliente.

Corte

O corte de uma peça de roupa é um momento absolutamente crítico. Equívocos nesta etapa comprometem toda a produção da peça. Por esta razão, a YD Confecções não terceiriza este procedimento, mantendo uma equipe própria de corte altamente gabaritada e experiente.

Costura

 

Uma vez cortadas as peças, elas são enviadas para oficinas de costura externas, localizadas no interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Há uma equipe de consultores da YD Confecções que visita essas oficinas de costura antes da formalização de um contrato de produção e durante as atividades, de modo a dar total suporte a essas empresas para que elas mantenham a qualidade dos clientes YD. As empresas são orientadas sobre os procedimentos de costura e insumos que devem, obrigatoriamente, utilizar, visando sempre uma qualidade final inatacável.
A YD Confecções não contrata aleatoriamente uma oficina de costura. Todas as parceiras da YD neste segmento precisam atender determinados critérios e passar por um processo de homologação. Para a empresa, é importante que esta oficina seja uma empresa regular, que pague seus funcionários em dia e mantenha uma situação regular no que diz respeito a impostos e taxas,condizendo, assim, com os princípios da empresa.

Toda a cadeia de subcontratados é homologada pela ABVTEX - abvtex.org.br.

Bordado

 

Contando com maquinário eletrônico de última geração, temos condições de agregar valor aos produtos com aplicação de bordados.

Estamparia

 

Possuímos uma estamparia com equipamentos e profissionais em condições de elaborar todo tipo de trabalho voltado ao mundo do jeans.

Customização

 

O mundo da moda exige roupas com diferenciais inerentes a cada marca, a cada modelo. No que diz respeito aos jeans, por exemplo, há marcas de desgaste, de lavagem, de costura que são exigidas pelos clientes pois dizem respeito ao perfil de um consumidor final específico. Por isso, o departamento de customização é de vital importância.
Munidos com lixas, esmeris e máquinas de costura, os funcionários desta área aplicam manualmente, a cada peça, as características exigidas pelos clientes, que vão desde desgastes específicos que simulam determinados tipo de usos, a dobras que vão garantir efeitos diferenciados no processo de lavagem, até atividades de silk screen, que garantem a aplicação de ilustrações e desenhos característicos.
A área de customização da YD Confecções é transformadora porque, frequentemente, muda completamente o perfil da peça que recebeu e que passa a ter a feição da marca. Para qualquer um que visite esta área, a impressão final que fica é a de que são artistas plásticos, artesões, trabalhando em peças individuais e exclusivas, em processos totalmente manuais. Além disso, a empresa possui equipamentos de aplicação de laser de última geração.

Lavanderia

Lavar também é uma arte. Por isso, a YD tem uma unidade que lava apenas para amostras, de modo a testar e buscar efeitos que vão atender os interesses e as necessidades dos clientes. Também neste processo, há um controle de qualidade no final da linha, de modo a ter certeza de que as características que deveriam ser aplicadas a cada produto estão realmente lá. Neste segmento, o cliente pode contar, também, com uma customização que atenda suas necessidades de diferenciação.

Acabamento

Assim como todas as etapas anteriores, o processo de acabamento é decisivo no que diz respeito a produção de peças de vestuário com qualidade. Cada calça, short, bermuda, macacão ou camisa produzidos leva em si diferentes tipos de acessórios como botões, zíperes, etiquetas, efeitos, bordados, rebites, passadores de cintos, apêndices para nós ou laços, entre vários outros, que são aplicados justamente neste momento da produção.
Uma vez produzidas, as peças seguem para outro controle de qualidade, que vai avaliar se os acessórios aplicados estão na peça e se foram aplicados com os cuidados necessários, de modo a garantir a integridade da peça e a satisfação das necessidades dos clientes.

Embalagem

Antes dos processos finais de embalagem e entrega, um último ponto de controle de qualidade checa as peças uma por uma, conferindo a costura, a customização, efeitos da lavagem, os acabamentos e o trabalho da passadoria. Esta equipe de controle de qualidade final trabalha de modo ininterrupto, checando a qualidade de cada peça que vai para o cliente. Além de todo o cuidado que cerca o processo de embalagem, esta área atua decisivamente no sentido de garantir a pontualidade na entrega.

Expedição

 

A YD Confecções leva as peças de roupa para o cliente e, em muitos casos, entrega os produtos diretamente nas lojas onde serão comercializados, colocando-os, inclusive, nos cabideiros ou estantes onde serão apresentados aos consumidores.
Mais do que atuar como uma mera fabricante de roupas, a YD Confecções tem uma profunda e sólida relação com seus clientes, sendo responsável, inclusive, pela disponibilização dos produtos para o consumidor final.